Sites Grátis no Comunidades.net

Feira de Filmes Alternativos e Raros



Total de visitas: 49249
Especiais da América Latina

Seleção Especial da América Latina (todos sem legendas em português - áudio em espanhol)

"El Siglo del Viento" de Fernando Birri

El Siglo del Viento - adaptação do último volume da obra de Eduardo Galeano Memórias del Fuego , é uma comovente retrospectiva de nosso século. Narrado con marionetes, o documentário é uma visão dramática da América Latina ao longo do século XX, o "século do vento", com sua constante ebulição de ditaduras, fome, corrupção, guerras civis, episódios heróicos e sangue derramado. No filme, o escritor junto com Birri, atualizaram o texto incorporando elementos como a violência urbana, a segurança como obsessão pública, o movimento dos Sem Terra ou as atividades do Exército Zapatista da Libertação Nacional.



"Acta general de Chile" de Miguel Littin

Descendente de imigrantes palestinos e gregos, mas também de ascendência latino-americana, Miguel Littin nasceu em 1942 no Chile, tendo estudado teatro na Universidade do Chile. Nos princípios dos anos 70, foi nomeado por Salvador Allende, dirigente de uma instituição de promoção de cinema chileno. No entanto, quando se inicia a ditadura de Pinochet, é obrigado a exilar-se, inicialmente para o México, depois, para Espanha. Em 1985 regressa ao Chile clandestinamente para captar uma série de imagens e de testemunhos relativamente ao estado do país durante a ditadura. Estas imagens são a base documental de Acta General de Chile, um documentário lançado em 1986 e galardoado no Festival de Veneza que fortaleceu a pressão internacional contra o regime de Pinochet.Mais tarde, com o retorno da democracia ao Chile, Littin voltou ao seu país, onde realizou outro documentário do Chile pós-ditadura.

"Actores Secundarios" de Pachi Bustos e Jorge Leiva

Usando como ponto de partida um inocente sketch colegial onde estudantes recriam o que foi uma ocupação nos tempos de Pinochet, este documentário revisa um dos aspectos menos conhecidos da resistência a ditadura militar chilena: o movimento estudantil secundario. Através de entrevistas, imágens de arquivo e uma coleção de fotos da época, Actores Secundarios revive os momentos de uam geração, que sem cálculo político nem sede de poder, saíram ás ruas para lutar contra o que presentiam ser injusto e antidemocrático.

"Actas de Marusia" de Miguel Littin

Filme dirigido por Miguel Littin, um cineasta chileno/palestino, filmado em Chihuahua, no norte do México, em 1975. Relata o assassinato de um inglês no norte do Chile, em 1907. O povo que trabalha nas minas de Marusia ameaça paralisação e é reprimido pelos militares. Além do ator Gian Maria Volonté, a música é Nikis Theodorakis. O filme trata da união, da luta de um povo para sobreviver, da amizade, do patriotismo e do amor. Mostra a luta dos oprimidos contra os opressores, a luta pela justiça social.

"Chile, Hasta Cuando?" de David Bradbury

Em 1985, com o pretexto da cobertura de um festival de música, David Bradbury, um documentarista australiano, levou uma equipe de filmagem para o Chile a apresentar um relatório sobre o estado da oposição ao regime do Gen. Augusto Pinochet. As cenas da polícia reprimindo manifestações com canhões de água, gás lacrimogéneo e bombas tornaram - se muito familiarizados no Chile, como na maior parte do resto do mundo. ''Chile: Hasta Cuando?''oferece uma estreita visão da resistência e repressão contínua de um das mais longas ditaduras da América Latina.

"El Caso Pinochet" de Patricio Guzmán

"El caso Pinochet" relata os fatos que levaram o fiscal Carlos Castresana e o juiz Baltasar Garzón a pedir a extradição do general Pinochet á Espanha para ser julgado por delitos graves (como torturas por exemplo). O filme apresenta a situação que levou Pinochet ao poder através do golpe militar que custou a vida do presidente Salvador Allende, e depois os acontecimentos transcorridos desde o requerimento do juiz Garzón até a chegada do general ao Chile e, por último, os trabalhos do juiz chileno Guzmán para implicar Pinochet no desaparecimento e assassinato de três mil pessoas ao longo de sua ditadura
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net