Sites Grátis no Comunidades.net

Feira de Filmes Alternativos e Raros



Total de visitas: 49248
Mobilizações e Movimentos Sociais

Filmes de Mobilizações e Movimentos Sociais:

“A Kankoon y O Km” - do CMI-Cancún

Em setembro de 2003 realiza-se a V reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Cancún, no México. Mas os ministros e delegados da OMC, responsáveis diretos pelas políticas neoliberais em seus países e no planeta (e pelas conseqüências catastróficas de concentração de poder político e econômico nas mãos das corporações e multinacionais dos países ricos que se beneficiam com os tratados de livre comércio) não esperavam que milhares de ativistas vindos do mundo todo (dos Estados Unidos até a Coréia do Sul) estivessem lá para “estragar sua festa”: muitas manifestações, bloqueios, boicotes e intervenções ocorrem, mesmo com um forte dispositivo militar e policial (até algumas praias da cidade foram cercadas com grades de ferro para impedir manifestações). Os ativistas organizam suas ações com criatividade, alegria e rebeldia, sendo a juventude e populações pobres protagonistas. Os documentários retratam todos os instantes dos protestos e a atitude dos ativistas, com seus depoimentos, reuniões, festas e idéias mostradas no filme. É inspirador para quem acredita em mudar o mundo e põe em prática seus ideais. Sem legendas em Português - Áudio em espanhol


"Atenco: Romper o Cerco" do Indymedia (CMI) de Chiapas

Esse vídeo analiza os acontecimentos ocorridos em San Salvador Atenco durante os primeiros dias de Maio de 2006, e denuncia as violações dos Direitos Humanos da população civil por parte das forças policiais do Estado do México e Federais. O documentário desmonta também o modo de operar dos meios de comunicação de massa, responsáveis por criar um ambiente de medo e de construir um cerco informativo em torno dos acontecimentos de S. Salvador Atenco, no marco de uma situaão especialmente delicada: o processo de sucessão presidencial no México em 2006.



"Bolívia: A Guerra do Gás" de Carlos Pronzato

Em outubro de 2003, em meio á crise social, política e econômica, a Bolívia viveu um fato histórico de profundo significado: a eclosão da Guerra do Gás, que deixou cerca de 80 mortos e 400 feridos.
A decisão do governo de exportar gás para os EUA, por um porto chileno, provocou uma revolta popular contra o Estado, que acabou ocasionando a renúncia do então presiadente Losada (Goni), a derrota militar do exército e dos acessores da embaixada americana. Esse documentário é um relato vivo dos que protagonizaram aquele momento histórico, e remete á situação do atual governo Evo Morales.

"Botín de Guerra" de David Blaustein
Documentário que retrata o drama das mães argentinas no episódio Plaza de Mayo, como ficou conhecido o movimento formado por essas mulheres que clamam há décadas por notícias de seus familiares desaparecidos durante o regime militar no país. Áudio em espanhol, legendas somente em inglês

"Bolivia No se vende!" de Elisabetta Andreoli, Gabriele Muzio e Max Pugh

Na Bolívia, um povo despojado de quase tudo demonstra ter conservado sua dignidade e com ela segue em luta para afirmar sua soberania: a lucha em 2003 para tirar do poder o presidente Sanchez de Lozada, a guerra da água, a guerra do gás... Este documentário é um tributo á corajem e á solidaridade do povo boliviano.
Áudio em espanhol, legendas somente em inglês



"Da Terra ao Sonho de Rose" de Tetê Moraes – DVD Duplo

Terra para Rose: A partir da história de Rose, agricultora sem terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, o filme aborda a sensível questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós-regime militar. Retrata o início do MST. Rose deu a luz ao primeiro bebê que nasceu no acampamento e foi morta em um estranho acidente.

O Sonho de Rose: Relato emocionado e emocionante do reencontro, dez anos depois, da diretora Tetê Moraes com os personagens de seu premiado filme TERRA PARA ROSE (1987). O SONHO DE ROSE acompanha a trajetória de 1.500 famílias de agricultores sem terra, que, depois da ocupação de um latifúndio improdutivo, em 1985, conseguiram transformar seus sonhos em realidade. O filme narra os resultados surpreendentes dos assentamentos. E o que terá acontecido com o sonho de Rose?

"Essa é a cara da Democracia" por 100 ativistas

Documentário que marca a fundação do Centro de Mídia Independente, feito por 100 ativistas durante os protestos contra a OMC em Seattle, e como os grupos se organizaram com base à democracia direta. Mais de 100 mil pessoas se manifestavam diariamente, com passeatas, comícios e bloqueios, resistindo á repressão da polícia e ás calúnias da mídia. Nesse movimento os ativistas dão seus depoimentos do que fizeram, pensaram e sentiram ao mostrar com otimismo a possibilidade real de uma nova organização social baseada na ação direta e na participação popular. Um momento histórico para os movimentos sociais anticapitalistas, qua através da juventude se levantaram contra o poder econômico do capital e de suas conseqüências. Com narração de Susan Sarandon e trilha de Rage Against Machine.





"Gênova: a Zona Vermelha" do CMI de Londres

A Zona Vermelha, uma área no centro de Gênova isolada por um muro formado de conteiners navais, cercas metálicas de cinco metros de altura, tropas de choque, tanques de água e carros blindados, delineia o futuro campo de batalha que se tornaram os protestos por ocasião da reunião do Grupo dos 8 países mais ricos do mundo. Enquanto as autoridades se escondem atrás de suas cercas e tropas, um exército de manifestantes se organizava em diversas frentes com a finalidade de demonstrar seu descontentamento com a política orquestrada pelo G8 e sua globalização neoliberal. Manifestantes organizados das mais diversas formas, com os mais diversos fins. Eram eles grupos de Black Block, hordas de Tutti Bianchi, trabalhadores autônomos, ravers politizados, punks, estudantes, anarquistas, socialistas, ecologistas, imigrantes ilegais e feministas, somando mais de 250.000 manifestantes. Todos com o objetivo de impedir que os 8 homens mais poderosos e influentes do mundo se reunissem impunes.



NOVO “Lutar Sempre: 5º Congresso do MST”

O vídeo pretende ir além do registro daquele que foi considerado o maior congresso de camponeses da história na América Latina, tendo como objetivo ser um material que contribua para o debate sobre a questão da propriedade da terra e a Reforma Agrária no Brasil. É fruto de uma construção coletiva que se deu a partir de um curso de formação de militantes do MST e da Via Campesina nas áreas de cultura e comunicação. Todo o processo de preparação, discussão e, posteriormente, de edição foi realizado no Ponto de Cultura da Escola Nacional Florestan Fernandes.


"No Volverán!" produzido pela campanha internacional "tirem as mãos da Venezuela"

Por trás das ousadas políticas do presidente venezuelano Hugo Chávez existe um movimento revolucionário de massas que diz NÃO ao capitalismo e que está tentando mudar o rumo da história latino-americana. "No Volverán" é uma viagem ao coração da revolução, ao interior dos bairros e fábricas, para descobrir o que impulsiona milhões de venezuelanos a ficarem de pé para transformar a sociedade. Encontra pessoas que lutam para conquistar o poder para suas comunidades e para tomar o controle de seus locais de trabalho contra a sabotagem e a corrupção, que mostra o caminho a seguir em uma campanha sem precedentes pela nacionalização da fábrica sob controle operário. Neste documento você encontrará muitos dos personagens mais importantes da revolução e conhecerá como tentam construir o socialismo do século XXI, um projeto que está mudando a vida de milhões de pessoas.


"O que é não violência ativa" produzido pelo Movimento Humanista

Excelente documentário que apresenta as diversas filosofias de não-violência na história, desde os sikhs, chegando á Tolstoi, Ghandi, Martin Luther King e o Movimento Humanista de hoje. Mostra como esta é a única saída viável para o atual estado de coisas. O documentário mostra como a Não-Violência é uma atitude ativa, militante e transformadora, e não mera passividade covarde frente á opressão e a injustiça, ou “doce submissão á vontade dos tiranos” (Ghandi), já que se trata de tomar uma atitude de “não responder á maldade com violência” (Tolstoi), mas tampouco de deixar-se dominar e se conformar com a opressão. O que nos leva á uma resistência contínua e ativa frente á todos os tipos de violência, e á uma inevitável e necessária (e ética) revolução social e humana, já que a violência é hoje a essência do “sistema” (em suas formas econômicas, raciais, religiosas, sexuais, físicas, psicológicas, etc). Enfim, assita e rebele-se contra a violência!

"Outro Mundo é possível... na Venezuela" de Elisabetta Andreoli, Gabriele Muzio e Max Pugh

Documentário sobre a revolução venzuelana em curso. Mostra os antecedentes e as particularidades das transformações sociais ocorridas desde 1999, quando da eleição de Hugo Chávez para presidente.
O filme mostra como a luta popular e a vitória nas urnas, foi possível que governo e povo juntos, tenham inaugurado uma nova etapa histórica, dentro e fora da Venezuela.
Áudio em espanhol, legendas somente em inglês

"O Panelaço – A Rebelião Argentina" de Carlos Pronzato

“O Panelaço” narra as jornadas de luta do povo argentino que resultaram na queda do presidente Fernando De La Rúa, em dezembro de 2001. Entre flashes de manifestações, comícios, assembléias populares e choques entre militantes e policiais, a câmera de Pronzato focaliza o gesto revolucionário, as faixas e bandeiras desfraldadas, as prisões, os feridos e mortos pela repressão. No registro da luta contra o governo neoliberal que promoveu o desemprego, confiscou a poupança do povo argentino e deixou milhões na miséria, não faltam também os depoimentos de populares, personalidades e lideranças comunitárias e políticas. Entre estas, as Mães da Praça de Maio, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel e o dramaturgo brasileiro Augusto Boal, Fundador do teatro do Oprimido.



NOVO “O Santuário Não se move! Mobilização indígena em Brasília”


1. Cantos dos Guerreiros: Um pedido de socorro através das sábias palavras do indio Towê, revelando o poder de sua cultura ameaçada de extinção. 2.Sagrada Terra Especulada: Vídeo documentário sobre o Santuário dos Pajés, reserva indígena ameaçada pela Especulação Imobiliária no Distrito Federal. 3. Toré - celebração e Resistência no Planalto Central: O Santuário dos Pajés, comunidade indígena pluriétnica situada em uma das últimas áreas de cerrado nativo da capital federal é alvo da especulação imobiliária. De acordo com o projeto de Expansão Urbana Noroeste, encabeçado pelo governador Arruda e seu vice Paulo Octávio (empresário do ramo imobiliário), os índios e toda a biodiversidade presente no local deverão ceder espaço a luxuosos prédios. Enquanto o progresso não vem, os índios entoam os chamados torés para celebrar mais uma colheita do milho, agradecer à Mãe Terra e ao Grande Espírito e manter viva a tradição de seus ancestrais.

"Seleção de Curtas: Que Porra é Essa?"

Compilação especial de curtas-metragens e documentários de crítica social, ecologia, direitos humanos, movimentos sociais, movimento estudantil, mídia, comportamento e política. Apresentam qualidade reduzida.
A Alma do Negócio – 8min; À Margem da Imagem - 15 min; A mídia que vos fala - 11 min; A vida não vive - 11 min; AIDS na Àfrica - 01 min; Amanhã vai ser maior – 27min; Canoa veloz - 13 min; Césio 137: o brilho da morte - 02 min; Choque - 20 min; Conheça sua carne - 12 min; Desformação - 04 min; Direitos Esquecidos: Moradia na periferia (MTST) - 16 min; Em Construção - 38 min; Espetáculo Democrático – 39; Ilha das Flores - 13 min; Manguezais e carcinicultura: o verde violado - 13 min; Meow - 07 min; Midiatrix Revelations - 05 min; Nada a declarar - 09 min; Negro carvão - 19 min; Nós Éramos Humanos - 02 min; O Cordel dos Atingidos - 21 min; O Fim do Homem Cordial - 02 min; O Lobisomen e o Coronel - 09 min; O que é Passe-Livre? - 07 min; Pedra nua - 07 min; Por longos dias - 13 min; Que Porra é essa? - 18 min; Relatos - 10 min; Revolução - 02 min; Store Wars - 05 min; Tevelição - 07 min; The Meatrix – 03 min. "Sonho Real" CMi Goiânia
A luta de 3.000 famílias por moradia em Goiânia. Documentário sobre a ocupação Sonho Real, em Goiânia. O vídeo mostra o desrespeito das autoridades e as violações dos direitos humanos desde antes da violenta desocupação.A ocupação começou em maio de 2004 em uma área que estava abandonada há anos e rapidamente agregou cerca de 3 mil famílias. Em setembro, a justiça ordenou a reintegração de posse da área, prorrogada por motivos eleitoreiros até janeiro de 2005.
"Seleção Eco-Social"

Sociedade do Automóvel – 39 min
Mudanças no Clima, Mudanças na Vida – 51 min
Cruzando o Deserto Verde - 55 min

"Seleção Movimentos Sociais 01"
Direitos Esquecidos: Moradia na Periferia - 16 min
Chico Mendes: Dignidade que não se rende - 32 min
Armas Não atiram Rosas - 15 min
"Seleção Movimentos Sociais 02"

Contra a Alca - 35 min
As Sementes são patrimônio da Humanidade - 34 min
Rompendo o Silêncio - 16 min


"The Miami Model" Indymedia (CMI) de Miami

Documentário do CMI de Miami sobre as manifestações contra uma reunião que marcou o início da Alca, em Miami, em 2002. Pela repressão policial e pela descarada manipulação da mídia, Miami ficou conhecida como modelo de cidade "anti-manifestantes" (o modelo de Miami). Mostra cenas de ação direta violenta e não-violenta, gera uma reflexão para a ação social e política frente á monstruosidade das corporações.

"A Tornallom" de Enric Penris e Videohackers

A TORNALLOM (mutirão, em valenciano) conta a história de resistência de uma comunidade rural nos arredores de uma grande cidade da Espanha, Valência. Na luta contra a especulação imobiliária, que quer expulsá-los da terra cultivada há séculos por seus antepassados, os moradores de La Punta buscam a solidariedade do “movimento okupa”. Vários jovens da cidade se mudam para a comunidade e aprendem com os mais velhos como arar a terra, fazer pão em fornos artesanais, trabalhar em mutirão. Surgem os “agropunks”, que levam para La Punta as formas de luta da desobediência civil e ação direta contra a violência da polícia e das retroescavadeiras.



“The Take” - de Naomi Klein e Avi Lewis

Em um subúrbio de em Buenos Aires, Argentina, trinta trabalhadores desempregados de uma fábrica de auto-peças penetram na sua ociosa e falida fábrica, colocam esteiras para dormir e recusam-se á sair. Tudo que eles querem é ligar as máquinas paradas e trabalharem. Mas este simples ato - a “tomada” - questiona a atual globalização, desde o ponto de vista de quem fica excluído dela. Armados com estilingues e com fé na democracia direta e de base, os trabalhadores enfrentam os patrões, banqueiros e um sistema todo que vê sua amada fábrica como nada mais do que sucata para venda. Com “The Take”, o diretor Avi Lewis (um jornalista canadense) e Naomi Klein (autora do livro No Logo) colocam um radical programa econômico para o século 21, onde a autogestão é, acima de tudo, uma questão de dignidade humana: os trabalhadores sentem a necessidade de fugir à exploração capitalista, e de viver de um modo digno garantindo mínimas condições materiais de existência e desenvolvimento pessoal e coletivo.
Sem legendas em Português - Áudio em inglês


"Venezuela: a Revolução de dentro para fora" de Clifton Ross
Este documentário é uma viagem adentro da experiência mais animadora do novo milênio na América Latina. Explorando a história e os projetos da Revolução Bolivariana através de uma série de entrevistas com os seus participantes, de acadêmicos á trabalhadores
rurais das periferias Caracas. Esta introdução á "revolución bonita" oferece entrevistas esclarecedoras, imagens inesquecíveis e
uma trilha sonora animada que vai abrir novas visões sobre este projeto humano esperançoso.

Áudio em espanhol, legendas somente em inglês


"Venezuela Bolivariana: Povo & Luta da Quarta Guerra Mundial" de Gabriele Muzio e Max Pugh

Explora a atual situação socio-política no país e as alternativas que a Revolução Bolivariana levanta frente á ao poder da globalização neoliberal. Esclarece as muitas dúvidas que envolvem o processo e a figura do presidente venezuelano Hugo Chávez. Atualmente, na Venezuela se chocam uma série de forças que compõem este país sul-americano, um dos campos de batalha mais importantes da chamada "4ª Guerra Mundial". O filme mostra a luta e a trajetória de povo venezuelano para produzir transformações significativas no seu país, trazendo detalhes e entrevistas que esclarecem os acontecimentos políticos dos últimos anos na Venezuela.

Áudio em espanhol, legendas somente em inglês
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net